domingo, 15 de novembro de 2009

Vergonha de quê?

É que eu tenho vergonha!

Que coisa estranha sentir e não conseguir falar. Não dá pra explicar o que acontece com a gente quando temos vergonha. Vem um sentimento de angústia, parece que vai sair tudo boca afora e na verdade a gente trava. Timidez é um verdadeiro bloqueio e um salve a quem consegue vencê-la.

Não quero magoar ninguém. Ninguém vai concordar comigo. E se eles rirem de mim? E se talvez eu esperasse um pouco pra falar? Vergonha tem mais a ver com aparência do que com qualquer outra coisa.

Uma série de cenas vão passando pela cabeça. Tudo é empecílio para tomar o primeiro passo e sempre vai ser assim se não houver um pouquinho de coragem. Fica ainda mais caótico quando nos trancamos no nosso mundo e dali não saimos mais! A maldita vergonha toma conta e não deixa mais ninguém entrar. E assim ficamos de espectadores da vida... deixando tudo passar, sem participar e sem aproveitar.

É que é bem mais fácil sofrer sozinho, sem ter que dividir nossos problemas, sem fazer com que os outros tenham preocupações "desnecessárias". Então vamos nos doando cada vez mais aos outros, ouvindo suas angústias sempre aumentando a carga de reclamações e choros - dos outros.

É pra rir em público, pra chorar na frente dos outros, pra falar pro amor da nossa vida quem realmente a gente ama, pra poder pedir um favor, pra ser educado, até pra perguntar. E no fim, não somos mais nós mesmos. Gostamos do que o outro gosta, aceitamos o que fulano diz, o amor da vida é amado por outra pessoa, mentimos pra se incluir num grupo aparentemente perfeito. No fim esquecemos da nossa verdadeira personalidade e se realmente ela nos pertence.

Pra que mentir, pra que sofrer, pra que esconder. Seja você, viva e vença seus desafios. É bem melhor ser um vencedor que tem coragem de errar, do que um perdedor que nunca errou porque optou se acomodar para ver a vida passar, fingindo estar realmente satisfeito com o que vê, sente e demonstra ser. Deixe de perder as oportunidades que estão passando bem em frente aos seus olhos!!!


A melhor frase pra refletir sobre isso tudo (leia mil vezes): "Aflige-te uma vergonha injustificada por teres medo de parecer louco entre loucos." (Horácio)

5 comentários:

  1. Martini, estas de parabéns!!!!
    Parece que tu tirou tudo isso do meu pensamento e escreveu ali...;)
    tu escreve muito bem!
    beijaaao queri! xD

    ResponderExcluir
  2. meu tinni!
    mto fera o post, e se for para pra analisa eh pura verdade!!

    jaque

    obs: tu tbm nao sabia coloca o nome :( heuhuihehiuihi

    ResponderExcluir
  3. tiniiii, adoreei!!
    teu blog vai ficar aqui nos meus favoritos, ok?
    haha
    beijãoooo :*

    ResponderExcluir
  4. concordo em parte... não acho que a vergonha nos "bloqueia" mas sim o medo de senti-la.

    o maior problema que nós mesmos enfrantamos é o medo de fracassar diante de uma sociedade, em tese, perfeita.

    todos esperam o melhor da gente. e é essa busca pelo ideal que nos faz sentir medo de fracassar, o que acarretaria na vergonha.

    tiii! um beijo!!

    kellyn

    ResponderExcluir
  5. É...e como sempre concordo contigo!
    obrigada por dividir isso ;D
    te amooo
    Natasha
    ;*

    ResponderExcluir

Pontos Finais